apresentação pessoal fundamental para construir o próprio cartão de visita.
Como entender a hierarquia do grupo
Entre os garçons, há uma hierarquia profissional que deve ser respeitada, a FM de garantir o bom andamento das atividades. Imagine a hierarquia como uma escada: em cada degrau há uma pessoa que desempenham funções de menor responsabilidade e, por isso também de menor autoridade. Independente da atribuição de cada um é preciso enxergar o trabalho como uma ação integrada. Só assim será possível garantir a qualidade de atendimento ao cliente.
O garçom faz parte de um conjunto de trabalhadores especializados que compõe o que se costuma chamar de brigada. Nessa brigada o mais auto grau hierárquico é o do gerente de A&B.
No bar ou restaurante, o salão é dividido em grupos de mesa, cada grupo de mesa constitui uma praça e fica sobre a responsabilidade de um garçom. Por motivos éticos, o garçom não deve disputar clientela com os colegas de trabalho.
Gerente do restaurante ou de A&B
Organiza e faz a supervisão de serviços do restaurante, organiza escala, distribui tarefas e checam todos os procedimentos operacionais. É interessante que esse profissional domine um ou dois idiomas, ale do seu idioma de origem.
Maître
Supervisiona os serviços de atendimento no restaurante. Recebe os clientes e similares, auxilia na escolha da mesa, vistoria o salão, verificando a limpeza e disposição dos utensílios. Zela pelo comportamento e apresentação dos subordinados, verificando uniformes e orientando-os nas tarefas. Faz a reserva de mesa, controla a quantidade de matérias em uso como pratos, talheres, copos e roupas. Distribui cardápios aos clientes anota os pedidos e encaminha a o bar ou copa ou cozinha.
 
Chefe de fila
É a função entre o garçom e o maître. Tem autoridade entre os demais garçons ou commis. Orienta o trabalho de limpeza, faz o rol das roupas, acompanha a arrumação do salão. Distribui as praças aos garçons e commis, providencia os cardápios que entrega ao maître um pouco antes da abertura do restaurante. Se houver alterações no cardápio comunica ao maître.
Sommelier
É o responsável pela apresentação de vinhos. É quem oferece a carta de vinhos aos clientes, depois que o maître anota os pedidos. È obrigatório que tenha conhecimentos sobre vinhos e demais bebidas, para der informações aos clientes e sugerir combinações adequadas. Deve conhecer cores, sabores, safras e temperatura ideal de todos os vinhos, a fim de ajudar o cliente a equilibrar sua refeição, unindo adequadamente a bebida ao prato escolhido.
Barman
Sua especialização é o serviço de bar, preparando coquetéis, drinks, batidas, sucos, etc. è obrigatório bom conhecimento sobre bebidas nacionais e estrangeiras.
Garçom
Todo restaurante tem sua brigada de garçom dividido em praças, liderados pelo chefe de fila. Mas só os locais mais sofisticados contam com um maître. Na ausência do mesmo, é o garçom que assume aas maiores responsabilidades. Junto com o cozinheiro, compõe a dupla de maior responsabilidade de um restaurante.
Commis
É o auxiliar do garçom, a quem deve obediência. Usa jaqueta em lugar do paletó. Em muitoss restaurantes, a diferenciação é feita por maio da cor da gravata.
CURSO DE GARÇOM
Manual do Garçom
 
Quem é o garçom?
A figura tradicional e simpática, que ajuda a fazer a história de bares e restaurantes famosos, apresenta hoje em dia muitas outras facetas? Sim. Um garçom pode ser empresário, pode lançar tendências, pode fazer escola. Garçons com muito tempo de experiência apresentam suas respostas. Falam da profissão com orgulho e destaca o quanto a
RPOFISSIONALIZANTES 
INTERNET 
PESSOAIS 
Aqui você não paga nada!
SAÚDE 
HOTELARIA 
Buscar
INVESTIMENTOS 
INFANTIL 
Manual e Cursos
ALIMENTOS E BEBIDAS 
Receba nossos cursos por e-mail
Assine nosso boletim!!
E-mail:
 
Todos os direitos reservados        Copyright 2009/2014